Os líderes comunitários foram homenageados na manhã de hoje (07/05), por iniciativa dos deputados Rôney Nemer (PP-DF) e Izalci Lucas (PSDB-DF). A solenidade ocorreu no auditório Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados.
Segundo Nemer, a ação dos líderes deve ser ressaltada, pois é fundamental para o desenvolvimento das cidades. “Fui administrador de duas cidades (Samambaia e Recanto das Emas), deputado Distrital três mandatos e hoje estou deputado Federal. Ao longo desse tempo, sempre contei com o trabalho dos líderes para apontar as necessidades e prioridades junto com a comunidade. Não obtém ganhos financeiros e têm um trabalho enorme. A homenagem é mais que justa”, ressaltou.
Ilço Firmino Neto, Presidente da Associação Nacional dos Líderes Comunitários (Analc), pediu o empenho dos deputados pelas causas das comunidades. “Queremos um governante que olhe para liderança e que governe a capital junto conosco, dando ouvidos à comunidade”, disse.
Estiveram presentes à sessão, entre outros, o senador Hélio José (PMDB-DF), a deputada distrital Celina Leão (PPS); Flavia Portela, presidente da Federação dos Conselhos de Segurança (Feconseg); Natan Rodrigues, líder Comunitário de Santa Maria (DF) e Representante da Juventude do Futuro; Aníbal Rodrigues, Presidente Honorário da Associação e Líder de Casa Grande; e líderes comunitários de todo o DF.
O deputado Rôney Nemer, por meio da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) promoveu Audiência Pública na manhã de hoje, 26 de abril, para discutir o cercamento com grades dos prédios residenciais localizados no Cruzeiro Novo-DF.
A audiência contou com a presença de líderes comunitários da cidade, autoridades do GDF, ministério público e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A retirada das grades veio por decisão judicial, em processo concluído no Supremo Tribunal Federal (STF), mas contraria a maciça maioria dos moradores, que teme pela segurança. Estamos aqui tratando da vida de pessoas, de famílias que temem a ação de marginais. Sabemos as dificuldades que a segurança pública enfrenta. A polícia se desdobra, mas falta efetivo e falta estrutura. Precisamos achar uma solução que não exponha essas famílias”, ressaltou Nemer.
Idealizador da audiência membro do Movimento em Defesa do Cruzeiro Novo, Coronel Jean destacou o papel da comunidade e da mobilização em torno do tema. “Sem a pressão da comunidade, não seríamos ouvidos e não teríamos a nossa posição respeitada”, disse. Para o subsecretário de Políticas e Planejamento Urbano da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação do Governo do Distrito Federal, o tema deve ser incluído no Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). O Procurador do Meio Ambiente, Patrimônio Urbanístico e Imobiliário, da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PROMAI), Tiago Pimentel, destacou sobre a possibilidade de se fazer um acordo com o Ministério Público Federal, a Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação do Governo do Distrito e Federal – SEGETH/DF, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, para, inicialmente, suspender o processo enquanto este é analisado e decidido no âmbito do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub).
Rôney Nemer diz que IFB no Recanto das Emas é conquista histórica
Oferecer qualificação profissional e promover melhor acesso ao mercado de trabalho. Estes são os objetivos do Instituto Federal de Brasília, recém inaugurado no Recanto das Emas. Responsável pela destinação de recursos para a obra e articulação junto governo Federal, o deputado Rôney Nemer ressaltou a importância da conquista. “Trazer o IFB para o Recanto é um sonho antigo que podemos realizar. Estamos vendo os jovens dando de cara com o mercado de trabalho e tendo enormes dificuldades em conseguir um emprego digno. O papel do IFB é prepará-los”, avaliou.
A unidade oferecerá curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo em duas modalidades: Uma é integrada ao Ensino Médio e a outra pra quem já terminou. “Isso gera melhor qualificação profissional. Abre portas de emprego pra essa moçada. Tira do perigo das ruas. Oferece um caminho do bem. É disso que a nossa juventude precisa. Eu fico orgulhoso de olhar pra esse espaço e saber que o nosso trabalho é capaz de transformar a vida de várias famílias. Os recursos que destinei para a reforma do prédio são dinheiro federal”, ressaltou. AO GDF cedeu as ruínas da antiga cidade dos meninos, onde agora existem onze salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, artes e ciências, áudio e vídeo e edição e editoração. Ainda estão sendo construídos um auditório e uma quadra poliesportiva.
Outras conquistas
O deputado ressalta ainda a necessidade de mais investimentos na cidade. “Articulei na bancada do congresso a destinação de recursos federais para a construção do viaduto na entrada da cidade. Não era o suficiente para concluir a obra, então fomos à Câmara Legislativa, onde conseguimos mais recursos de emendas parlamentares. Agora, cabe ao GDF tirar a obra do papel. Dinheiro tem, vamos ver se vai ter competência”, disse. Nemer lembrou ainda que o hospital continua sendo uma prioridade. “A cidade merece e precisa, mas hoje, a emergência está em trazer médicos para a UPA e os postos de saúde, que estão uma verdadeira vergonha. Nosso gabinete continua aberto a todos que estejam dispostos a trabalhar por uma cidade melhor”, finalizou.
O Instituto Federal de Brasília (IFB) é responsável pela formação e qualificação profissional de milhares de pessoas aqui no DF, mas vem sofrendo devido a falta de recursos financeiros e humanos. Destinei uma emenda que possibilitou a transformação da antiga cidade dos meninos, que estava abandonada e depredada, em mais uma unidade do IFB. Agora, estamos trabalhando junto aos aprovados no concurso para o órgão com o objetivo de que sejam nomeados com celeridade. O IFB precisa dos profissionais e nós precisamos do IFB.
O projeto de lei 3831, que trata da negociação coletiva dos servidores públicos e tramita na Câmara dos Deputados, pode ter aprovação mais célere. Pelo menos é o que espera o deputado federal Rôney Nemer (PP-DF), que conseguiu aprovar um requerimento para sustar os enfeites de requerimento anterior, que obrigava a matéria a passar pelo plenário, dificultando a aprovação. O texto foi debatido e está pacificado junto às entidades representativas.
Participação
“A expectativa é que os servidores, sindicatos e centrais ganhem mais voz nas discussões que envolvem s carreiras da administração pública”, argumentou o deputado.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta do deputado Alberto Fraga (DEM-DF) que garante aos bombeiros militares do Distrito Federal um direito já é reconhecido aos servidores públicos civis da União, que é a licença para acompanhar cônjuge (PL-1259/2015).
No caso dos bombeiros militares, se o afastamento exceder seis meses, o profissional continua na ativa, mas perde o direito de ser promovido.
O relator, deputado Rôney Nemer (PP-DF), apresentou parecer favorável ao texto e manteve as alterações aprovadas na Comissão de Segurança Pública. “É preciso corrigir esta distorção histórica, que prejudica a quem escolheu a honrosa farda do Corpo de Bombeiros”, afirmou Nemer.
Na proposta aprovada, as alterações são estendidas à lei que trata da progressão hierárquica desses profissionais (Lei 12.086/09).
Pelo projeto, o afastamento poderá ser interrompido, de forma unilateral pela autoridade militar, como já ocorre nos casos de licença especial ou para tratar de interesse particular.
Tramitação
A proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A reforma trabalhista foi aprovada na Câmara. Votei CONTRA o projeto, assim como votei anteriormente contra a urgência de sua tramitação. Acredito que a saída para a crise não esteja na diminuição de direitos do trabalhador. Pelo contrário. Nosso mandato segue firme na defesa dos trabalhadores, sejam do serviço público ou privado.
Segue link para resultado da votação: http://www.camara.leg.br/internet/votacao/mostraVotacao.asp…
Pessoal, quem me conhece sabe que vejo o esporte como uma imensa possibilidade de contribuir na formação de um futuro melhor. Hoje estive com o ministro do esporte, Leonardo Picciani, em busca de recursos para a reforma da pista de atletismo da UnB. Comigo estiveram os professores André e Alexandre.
O medalhista da geração de prata, Rui Campos, também esteve conosco. Buscamos apoio para participação do vôley de Brasília e outros estados no mundial do trabalhador.
O ministro recebeu também o Padre Edinaldo e Esmeralda Castro, coordenadora dos Interpretes Católicos da Pastoral do Surdo de Brasília e Secretária Executiva e Interprete de Libras da CBDS – Confederação Brasileira de Desportos de Surdos. O Objetivo é buscar apoio para a participação da delegação brasileira – com atletas de Brasília – na surdolimpíada, que acontecerá em julho deste ano, na Turquia.
Segurança é o maior desejo de todos que pedalam, seja por esporte ou como meio de transporte. E não dá pra ficar só nas palavras. Quem está guardado pela armadura do carro tem como obrigação proteger quem está se equilibrando sobre duas rodas. A distância de segurança é fundamental nessa relação. 1,5 metro é a margem que OBRIGATORIAMENTE deve ser obedecida.
O ciclista não está atrapalhando a fluidez do trânsito, ele é parte dele. E parte muito importante, pois representa um carro a menos no engarrafamento, uma vaga desocupada a mais no estacionamento, menos poluição, mais exercício físico e mais qualidade de vida. Jogar o carro pra cima, empurrar, tirar um fino são atitudes criminosas que merecem punição exemplar.
Lei das Ciclovias
Como deputado distrital, criei a Lei das Ciclovias (Lei 4397/2009), que obriga o governo a investir no chamado sistema cicloviário do DF. Depois da lei, foram criadas ciclovias e ciclofaixas em vários pontos do DF, além de bicicletários, que também são importantíssimos. Foi um passo importantíssimo para a mobilidade urbana no DF, mas ainda estamos muito distantes do ideal na questão da infraestrutura. Cobrar investimentos é nossa obrigação, seja como representantes da população, contribuintes ou ciclistas.
Consciência
A consciência é a base dessa relação que sempre existirá, mesmo quando já tivermos ciclovias e ciclofaixas cortando todas as principais vias da cidade. Uma atitude importante está na ação dos grupos de ciclistas, que estão cada dia maiores e mais organizados. Eles não só organizam pedais, como discutem problemas enfrentados nas cidades. Pedala Recanto, Pedala Planaltina, Pedala Gama e tantos outros. Cada novo ciclista é mais voz em defesa da causa. É mais um defensor na família, no trabalho, nas ruas.
É importante lembrar que na bicicleta a sua frente está um filho, uma mãe, um pai, uma irmã, um irmão… Garantir que ele volte pra casa com segurança depende de você também.
Visitei as obras do Instito Federal de Brasília (IFB) no Recanto das Emas. Pra quem ainda não sabe, destinei recursos para reforma da antiga cidade dos meninos, que estava abandonada, depredada e servindo de abrigo para bandidos. Lá funcionará uma unidade do instituto. Com a instalação do IFB, a população passará a contar com cursos profissionalizantes gratuitos. É qualificação que pode ser o diferencial na hora de conquistar uma vaga de emprego. Mas nem todas as notícias são boas. O IFB está sofrendo com a falta de recursos. A diminuição da verba repassada pelo ministério da Educação tem prejudicado o funcionamento da instituição. Não deixaremos que a comunidade perca essa importante porta para o mercado de trabalho. Estou trabalhando com o reitor, Wilson Conciani, para que o IFB continue a formar novos profissionais em todo DF e, futuramente, no Recanto das Emas.
O Projeto de Lei 4302/98, que permite a terceirização irrestrita, incluindo a atividade-fim nos setores público e privado, foi aprovado na Câmara dos Deputados na noite de ontem. O deputado Rôney Nemer (PP) votou contra o projeto por acreditar que, da forma que foi apresentada, a proposta fragiliza a situação do trabalhador, possibilitando demissões, perda de direitos históricos, precarização dos serviços públicos e a extinção dos concursos. Nemer também não acredita que a medida seja a saída para o problema do desemprego. “Acredito que o caminho para o desenvolvimento esteja no fim do excesso de burocracia, no incentivo aos micro, pequenos e médios empreendedores, em uma tributação mais racional e equilibrada”, destacou. O parlamentar lembrou ainda seu compromisso com a classe trabalhadora. “Sigo firme nas propostas que apresentei na campanha”, afirmou. Infelizmente, o projeto foi aprovado por 231 deputados, outros 188, incluindo o deputado Rôney Nemer, foram contrários e 8 optaram pela abstenção.
COMBATENDO MENTIRAS
Algumas páginas e perfis falsos têm divulgado listas mentirosas a respeito da votação, modificando o voto dos parlamentares. #Compartilhe esta publicação e ajude a acabar com a rede de mentiras criada para iludir a população. Segue aqui o link da lista de votação na página oficial da Câmara dos Deputados. http://migre.me/wiDSR
A Câmara dos Deputados realizou na manhã de hoje (13), sessão solene em homenagem ao lançamento da Campanha da Fraternidade 2017. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, o objetivo é alertar e discutir – junto à sociedade – novas formas de produção, preservando os ambientes essenciais à vida.
Um dos autores do requerimento que deu origem à homenagem, o Deputado Rôney Nemer (PP-DF) ressaltou o papel fundamental exercido pela Campanha. “Todos os anos discutimos temas de grande relevância para a sociedade. Em 2017 não será diferente: discutiremos a necessidade de adoção de práticas sustentáveis para que possamos ter o que entregar nas mãos das próximas gerações”, afirmou.
Confira as fotos da solenidade clicando na imagem.
https://www.flickr.com/…/94647708@…/albums/72157677915594024